domingo, 10 de abril de 2011

Hidratação



hidratacao

Como hidratar o cabelo em casa cabelo

Quer ter fios macios e brilhantes? Conheça truques de hidratação rápida e barata e realize o seu desejo Dicas de hidratação Se o seu cabelo está espigado e sem vida é porque perdeu água, o elemento que dá maciez aos fios. Solução? Máscaras de hidratação, que repõem os nutrientes rapidinho. Mas se seu cabelo está [...]

Como recuperar os cabelos com máscaras

A função das máscaras capilares sempre foi a de recuperar os cabelos danificados e ressecados. Agora, existem diversos produtos no mercado com finalidades específicas. As máscaras hidratam, amaciam, proporcionam brilho e protegem os fios. Para cada tipo de cabelo, uma máscara específica. Abaixo, algumas dicas e a ação de cada uma delas no cabelo: Cabelos [...]

Cabelos hidratados

Toda mulher sabe que para ter aquele brilho e maciez nos cabelos é indispensável uma boa hidratação e o inverno é a melhor época para intensificar esses tratamentos. A hidratação não age profundamente nos fios, como as cauterizações e reconstruções, por exemplo, mas são indispensáveis para a beleza e saúde das madeixas. Estes tratamentos são, [...]

Mitos e verdades sobre hidratação dos cabelos

O cabeleireiro Marcos Vianna responde a dúvidas sobre o assunto. Quando utilizamos sempre o mesmo tipo de máscara hidratante, o cabelo vicia? Como driblar esse problema? Para o cabelo não viciar com o produto, é necessário usar um produto dentro de um pH balanceado para o cabelo humano, e com as devidas técnicas adequadas de [...]

Hidratação

Hidratar os cabelos deve ser uma rotina para qualquer pessoa. Cabelos naturais ou com química devem ser tratados para manter a beleza. Para quem adora uma máscara de hidratação para os cabelos, seguem algumas receitas caseiras, que podem ser feitas semanalmente, para quem cabelos quimicamente tratados, ou a cada 15 dias. Para quem já alisou, [...]


Como hidratar o cabelo em casa cabelo


Quer ter fios macios e brilhantes? Conheça truques de hidratação rápida e barata e realize o seu desejo
Dicas de hidratação
Se o seu cabelo está espigado e sem vida é porque perdeu água, o elemento que dá maciez aos fios. Solução? Máscaras de hidratação, que repõem os nutrientes rapidinho. Mas se seu cabelo está lindo e você quer apenas protegê-lo, use cremes de pentear.
A atriz Bárbara Borges (foto), por exemplo, não se descuida. “Uso cremes para repor água, queratina, proteína. Pode ser em casa mesmo”, afirma a Elvira de Bela, a Feia. “Há produtos que tratam os fios em 10 minutos. São ótimos e baratos”, diz o cabeleireiro Marco Antonio de Biaggi, do MG Hair Design.
Hidratação em 10 minutos
Aplique uma ampola de hidratação nas pontas do cabelo. Ela repõe de maneira muito eficiente os nutrientes perdidos.
Depois de lavar, aplique o produto e faça uma massagem nos fios. Deixe agir por 10 minutos e enxágue.
Dicas de produtos: Ampola Keraform, da Skafe; Ampola de queratina, da Hair Charis; Ampola Avora
Hidratação em 5 minutos
Que tal hidratar os fios com uma máscara de hidratação poderosa?
Aplique o produto nas pontas do cabelo durante o banho. O vapor abre a cutícula dos fios e facilita a absorção dos nutrientes.
Enquanto espera agir (de 3 a 5 minutinhos) aproveite para lavar o corpo e esfoliar a pele. “E atenção ao enxágue: usar água fria é essencial para ter cabelos brilhantes”, lembra a cabeleireira Sônia Nesi, do Studio de Beleza Sônia Nesi, no Rio de Janeiro.
Dicas de produtos: Máscara de hidratação indiana, da Aroma do Campo; Máscara de hidratação antioxidante vinho queratina, da BeloFio; Máscara Advance Techniques complexo hidratante, da Avon
Hidratação em 2 minutos
Aplique uma máscara de hidratação noturna e vá dormir! “Durante a noite, a renovação das células é mais intensa, e o cabelo absorve melhor os nutrientes da máscara”, explica Sônia Corazza, engenheira química especializada em cosmetologia.
Dicas de produtos: Máscara de restauração profunda tratamento noturno, da Pantene; Tratamento nutritivo noturno Elséve, da L’Oréal; Creme de tratamento noturno Novex, da Embelleze
Hidratação em 1 minuto
Leva apenas 1 minutinho para aplicar um creme de pentear no cabelo lavado. Ele nutre os fios e protege-os do calor, do vento e da poluição.
Mas não exagere: o excesso de produto deixa o cabelo pesado. Aplique nas pontas o equivalente a uma moeda de 1 real em fios longos, 50 centavos nos médios e 10 centavos nos curtos. Espalhe o produto com as mãos e penteie.
Dicas de produtos: Creme para pentear Neutrox brilho glamouroso 0% sal, da Bertin; Creme para pentear superbrilho Plants+ Plants, da OX; Creme para pentear protetor complexo iônico, da Biotropic


Como recuperar os cabelos com máscaras


A função das máscaras capilares sempre foi a de recuperar os cabelos danificados e ressecados. Agora, existem diversos produtos no mercado com finalidades específicas. As máscaras hidratam, amaciam, proporcionam brilho e protegem os fios.
Para cada tipo de cabelo, uma máscara específica. Abaixo, algumas dicas e a ação de cada uma delas no cabelo:
Cabelos normais: apresentam grau equilibrado de hidratação e oleosidade. Produtos derivados de silicone e lanolina, proteínas, ceramidas, papaia, pantenol e algas aumentam a maleabilidade do cabelo e ajudam a protegê-lo contra o sol, o mar, o vento e a poluição.
Cabelos oleosos: as glândulas sebáceas do couro cabeludo produzem gordura em excesso, deixando a raiz oleosa. Nos cabelos longos, entretanto, as pontas podem ficar ressecadas. Produtos com extrato de frutas (morango e papaia), hamamélis, algas, argila, derivados de silicone, calêndula e camomila removem a oleosidade excessiva e hidratam o fio.
Cabelos ressecados: fatores externos, como água do mar, sol, piscina e poluição removem a hidratação natural dos fios, deixando-os desidratados, opacos, sem volume, quebradiços e com pontas duplas. Produtos derivados de silicone, colágeno e de elastina, proteínas, óleos e extratos vegetais, ceramidas, vitamina E e pantenol repõem nutrientes e ajudam a unir as pontas duplas.
Cabelos danificados: processos químicos (tintura, alisamento e permanente) abrem as escamas que compõem a camada externa do fio, deixando-o desprotegido. Ocorre perda de água e proteínas, os cabelos ficam opacos e finos e com pontas duplas. Máscaras com óleos vegetais, proteínas, pantenol, ceramidas, vitamina E, esqualano, uréia e derivados de silicone e lanolina amenizam o aspecto quebradiço dos cabelos.
Cabelos crespos: normalmente ressecado e quebradiço, pois a gordura liberada pelas glândulas sebáceas no couro cabeludo não consegue se espalhar de forma uniforme até as pontas. Com isso, não se forma a capa que protege o fio e impede a perda de água. Óleos vegetais, derivados de silicone e de lanolina, vitamina E e proteínas repõem nutrientes, fecham as escamas e evitam a perda de água.
Cabelo afro: é naturalmente muito ressecado. Por causa dos cachos, a gordura do couro cabeludo não se distribui adequadamente ao longo de todo o fio. Além disso, esse tipo de cabelo é submetido a processos químicos frequentes, como relaxamento e alisamento, que removem a hidratação natural e quebram o fio.


Cabelos hidratados


Toda mulher sabe que para ter aquele brilho e maciez nos cabelos é indispensável uma boa hidratação e o inverno é a melhor época para intensificar esses tratamentos.


A hidratação não age profundamente nos fios, como as cauterizações e reconstruções, por exemplo, mas são indispensáveis para a beleza e saúde das madeixas.
Estes tratamentos são, geralmente, à base de proteínas, queratinas e produtos diversos que hidratam e deixam os cabelos mais maleáveis, sedosos e brilhantes.
Com as madeixas ressecadas, há uma maior dificuldade de alisar os fios, pois, com a falta de água, eles ficam mais “teimosos” e até fazer um “brushing” tornar-se complicado.
O maior problema para quem quer arrumar seu próprio cabelo, sejam eles cacheados ou lisos, é o ressecamento. Somente cabelos bem hidratados ficam com aspecto bonito ou sem aquele volume excessivo.
Quanto mais tratados estiverem, mais fácil será lidar com eles e fazê-los obedecer a sua vontade, seja alisá-los ou cacheá-los. Por isso, tão importante quanto um bom corte e/ou cor, é a aplicação de hidratantes.
Hoje, nos salões de beleza, os profissionais informam às clientes sobre a importância da hidratação, principalmente nos cabelos com processos químicos. Mas não se deve esquecer que para ter fios sempre hidratados é necessário um conjunto de fatores como xampu e condicionador de qualidade, inclusive na manutenção em casa.
Se não for possível fazer hidratações periódicas em salão, é bom ter uma máscara de tratamento para ser usada uma vez por semana, no mínimo. Com esses cuidados é possível ter cabelos de celebridade.


Mitos e verdades sobre hidratação dos cabelos


O cabeleireiro Marcos Vianna responde a dúvidas sobre o assunto.
Quando utilizamos sempre o mesmo tipo de máscara hidratante, o cabelo vicia? Como driblar esse problema?
Para o cabelo não viciar com o produto, é necessário usar um produto dentro de um pH balanceado para o cabelo humano, e com as devidas técnicas adequadas de lavagem e hidratação.
O potencial de hidrogênio – pH – é a escala que defini a acidez e a alcalinidade de produtos e do cabelo, sendo que o pH do cabelo está na faixa 5.0 nesta escala. Bons produtos se preocupam em definir o seu pH dentro desta faixa, expondo e especificando no seu próprio rótulo. Quando um produto está fora desta faixa de pH ele surte determinado efeito, porém com o tempo desestabiliza o pH do cabelo e do couro cabeludo, daí a sensação que o produto não está fazendo mais efeito.
Outro aspecto que interfere é a técnica de lavagem e aplicação dos produtos que deve ser apropriada, sem excessos e enxaguando devidamente os cabelos quaisquer que seja o processo (shampoo ou condicionador, máscara hidratante).
Fazer hidratação caseira (com máscara hidratante) funciona?
Sim, desde que a cliente siga corretamente a orientação de um bom profissional, capacitado, quanto ao produto indicado e maneira de usá-lo. Produtos comprados em perfumarias, farmácias, mercados sem uma boa orientação nem sempre trazem bons resultados, até porque para potencializar o efeito os salões dispõem de recursos e equipamento especializado para isso. O ideal é consultar o profissional que irá recomendar os melhores produtos para hidratar os fios em casa.
De quanto em quanto tempo deve-se hidratar os fios em casa? E no salão?
Todo cabelo requer hidratação. Uma vez por semana, uma hidratação leve em casa, para um cabelo saudável, é bacana! Para cabelos danificados só hidratar não resolve, e requer uma reconstrução, que é um tratamento mais profundo que repõe a queratina – que é o principal aminoácido de formação do fio de cabelo – além de anti-oxidantes, ácido-graxos essenciais e hidratantes botânicos. Num tratamento mais profundo, como a reconstrução, o ideal é começar o tratamento no salão uma vez por semana. Conforme o cabelo se recupera o intervalo irá aumentar para a cada dez, quinze e trinta dias. É fundamental usar um shampoo, condicionador e leave-in específicos para manutenção e otimização do tratamento.
Posso trocar o condicionador pelo creme hidratante?
Sim, para determinados casos, e dependendo da qualidade do produto. Existem cabelos que precisam de um condicionamento mais hidratante. Para cabelos mais oleosos com o pH mais ácido, um condicionador específico é o suficiente. Para um cabelo mais poroso, quebradiço e com um pH mais alcalino a substituição é adequada e inclusive recomendada, trocando o condicionador por um hidratante.
Abacate e Babosa hidratam realmente os fios? Por quê? Como usá-los?
Hidratam realmente, mas não reconstroem ou reestruturam. Abacate e babosa contêm lipídios e hidratantes muito usados na formulação química de diversos produtos capilares. Para um cabelo saudável, levemente ressecado, surtem algum resultado, se usados da seguinte forma: extraindo o sumo da babosa e misturando ao creme do abacate, e imediatamente usados para evitar a oxidação. É possível adicionar alguma essência para melhorar o perfume. Mas para fios porosos, quebradiços e com pH mais alcalino é necessário aplicar queratina extraída de cabelo humano com um peso molecular apropriado, além de anti-oxidantes.
Hidratar os fios é a mesma coisa que repor seus nutrientes?
Até certo ponto sim; é feita a reposição dos emolientes que hidratam os fios, mas não se fixam por ausência da queratina, já a reconstrução efetivamente repõe os nutrientes.
Quanto mais tempo o hidratante ficar no cabelo, melhor será o resultado?
Não. Até uma hora é o tempo máximo para um bom hidratante atuar no cabelo, e depois disso não fará mais efeito. É importante a eficiente lavagem, aplicação e distribuição do produto, o enxágüe com água não muito quente e o secar com a toalha não agredindo o cabelo esfregando-o, mas sim apertando e apalpando o cabelo.
A química desidrata o fio?
Principalmente se for uma química de má qualidade. Nem todas as formulações químicas tem protocolos para proteger e tratar os fios, diferentemente das formulações feitas em salão, específicas para profissionais, que garantem total controle do processo. Conforme o caso os profissionais sugerem processos químicos como luzes, balayages e outros para fios oleosos, que podem embelezar o cabelo ao mesmo tempo que equilibram, removendo o excesso de oleosidade como resultado do processo químico de coloração.
Aplicar o creme na raiz do cabelo prejudica os fios?
Sim, em sua maioria, sendo a exceção os couros cabeludos ressecados. Não se deve aplicar creme na raiz do cabelo, principalmente durante o outono/inverno, onde os distúrbios do couro cabeludo são mais freqüentes. Cremes com alta concentração de emolientes químicos, que são encontrados em produtos de qualidade inferior, para barateá-los, desestabilizam o pH do couro cabeludo, estimulando a queda e a seborréia. Quanto ao fio de cabelo em si, cremes com alta concentração de emolientes químicos podem causar abertura das cutículas do fio, o que com o tempo causa o efeito inverso, ressecando ainda mais os cabelos, e até deixando-os quebradiços.
Toalha ou touca potencializam a hidratação?
Particularmente não recomendo toalhas quentes e úmidas para potencializar uma hidratação pois podem remover o produto aplicado. E melhor usar uma touca térmica (não elétrica), que trabalha com o próprio calor da cabeça da pessoa, o que é o suficiente para potencializar bem a hidratação.


Hidratação
Hidratar os cabelos deve ser uma rotina para qualquer pessoa. Cabelos naturais ou com química devem ser tratados para manter a beleza. Para quem adora uma máscara de hidratação para os cabelos, seguem algumas receitas caseiras, que podem ser feitas semanalmente, para quem cabelos quimicamente tratados, ou a cada 15 dias.

Para quem já alisou, enrolou, fez escova progressiva, escova definitiva, mechas, permanente, tonalizou ou tantos outros procedimentos, hidratar os cabelos é mais do uma necessidade, é uma obrigação.

Após qualquer procedimento químico, é preciso repor os nutrientes e a queratina natural dos cabelos. Isto é conseguido através da hidratação e de outros tratamentos. Estabeleça uma rotina semanal e experimente algumas das receitas abaixo para deixar os seus cabelos ainda mais bonitos.

Confira abaixo algumas receitas caseiras:

Receita 1
Ingredientes:
Meio abacate maduro
Uma gema de ovo
2 colheres de mel de abelha

Modo de fazer:
Amasse o abacate com o garfo, acrescente a gema e o mel. Misture tudo, aplique no cabelo, massageie, e coloque a touca de alumínio.
Fique 30 minutos com a touca, e após esse tempo, enxágüe bem os cabelos para retirar qualquer resíduo.

Receita 2
Ingredientes:
Um copo de iogurte natural de qualquer marca
Uma gema de ovo sem pele

Modo de fazer:
Tire a pele que cobre a gema, e misture a gema no iogurte. Aplique no cabelo, massageie, e coloque a touca de alumínio.
Fique 30 minutos com a touca, e após esse tempo, enxágüe bem os cabelos para retirar qualquer resíduo.

Receita 3
Ingredientes:
1/2 abacate;
1 copo (aproximadamente 250 ml) de iogurte natural;
1 xampu de sua preferência;

Modo de Fazer:
Bata o iogurte com o abacate no liquidificador. Lave o cabelo com xampu (2 ou 3 vezes). Divida o cabelo em mechas e vá aplicando somente no comprimento e nas pontas. Use uma toca por 40 minutos (opcional, mas aumenta o efeito).

Receita 4

No liquidificador bata um abacate com algumas gotas de vitaminas A, E e D juntamente com uma clara de ovo.
Mexa até que se forme uma pasta, aplique em seus cabelos lavados e deixe por mais ou menos 20 minutos. Lave bem os cabelos.

Receita 5

Pegue uma babosa descasque e guarde o liquido que expele da planta, antes de lavar seus cabelos aplique o que você reservou da babosa, deixe nos cabelos por 30 minutos. Lave bem os cabelos.

Receita 6

Leve para o liquidificador 3 morangos, 1 colher de iogurte natural, 1 colher de sopa de mel, 1 colher de sopa de aveia e uma colher de sopa de abacate.

Bata tudo no liquidificador até formar um creme, após lavar seus cabelos com seu xampu preferido, aplique a mistura e coloque uma toalha deixando agir por 30 minutos. Lave bem os cabelos.

Alongamento



alongamento-sme-megahair-cabelos

Conheça os tipos mais comuns de alongamento para cabelo

Agora que a moda dos cortes curtinhos já passou, alongar os cabelos é a febre dos salões de beleza. Existem vários métodos de alongamento. O queridinho do momento é feito com cola de queratina e usado por muitas celebridades, como a atriz Deborah Secco. Além dele, há outras três técnicas muito procuradas: com linha ou [...]

Alongamento

Cabelos longos nunca saem de moda. E há quem não abre mão de manter sempre as madeixas cumpridas. Para quem quer ganhar vários centímetros de cabelo, sem esperar meses afio, a dica partir para o alongamento. A técnica ficou mundialmente conhecida como Mega hair e é uma excelente opção para quem quer mudar dos cabelos [...]

Total de visualizações de página

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes