domingo, 23 de outubro de 2011

Saúde dos cabelos: como os produtos tópicos podem combater a queda

Por Laura Folgueira

Thinkstock
A gente vive preocupada em manter a beleza, brilho e hidratação dos cabelos, certo? Mas não dá pra esquecer que cabelo bonito tem que ser muito saudável! E, aí, a gente abre mão de princípios ativos e tratamentos para controlar e amenizar problemas como a queda e o enfraquecimento dos fios – uma coisa mais comum do que a gente pensa.
A dermatologista e cirurgiã capilar Leila Bloch explica que, para ajudar na restauração da saúde dos folículos capilares, o ativo antiqueda deve ter efeito antiinflamatório e antioxidante, além de se fixar no couro cabeludo. “Alguns ativos apenas nutrem e fortalecem os fios e não atingem o objetivo de combater a queda. É preciso escolher o produto tópico adequado para retardar a chamada ‘fase de descanso dos fios’ e alongar o período de crescimento deles”, comenta.
Para funcionar mesmo, escolha produtos com substâncias que estimulam o crescimento dos fios, Dra. Leila destaca medicamentos à base de Minoxidil, 17-alfa-estradiol e Serenoa serrulata. “Outros ativos mais conhecidos também ajudam a reduzir a queda, principalmente se a mesma estiver relacionada a um quadro de caspa, como piritionato de zinco, piroctone olamina e ácido salicílico”, completa.
Apesar da descoberta de tratamentos eficazes, a melhor opção ainda é a prevenção. Dra. Leila explica que uma pessoa perde cerca de cem fios ao dia, em média. Acima disso, já pode ser o início de processos inflamatórios. “Para identificar o problema precocemente, já existem exames e novas técnicas que usamos no consultório, como o Hair Check, aparelho que realiza a medida da massa capilar e contribui para identificar o porcentual de perda dos fios. O exame ainda conta com um videodermatoscópio, recurso que permite ao paciente o acompanhamento de toda a avaliação. A partir dessa análise, é possível indicar o tratamento ideal, caso a caso. Os produtos de uso externo que ajudam a controlar a perda de fios são prescritos, normalmente, como coadjuvantes. Temos ainda medicamentos de uso oral e equipamentos com tecnologia de última geração, como o laser capilar para fotobioestimulação”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes