domingo, 10 de abril de 2011


Alisamento perfeito e saudável: saiba como ter cabelos lisos incríveis


As 6 maiores perguntas sobre alisamento perguntas
1. Qual é o melhor tratamento para diminuir o volume?
O mais eficaz é o relaxamento – a fórmula mais indicada dependerá da textura dos fios. Outra opção é fazer uma progressiva sem formol, que deixará seu cabelo bem-comportado.
2. Produtos para alisar têm sempre o mesmo resultado?
Não. O efeito depende do tipo de fio e do que você espera do tratamento. A mesma substância pode transformar crespos em lisos ou apenas soltar os cachos. O que muda é a concentração do produto, o tempo e o modo de aplicar.
3. Como retocar o alisamento?
Use um produto compatível com o usado antes. Lembre-se de que produtos à base de metal ou de vegetais, como o henê maru, são incompatíveis com outras fórmulas. Por isso, faça um teste antes de se submeter à transformação.
4. Que produtos são compatíveis entre si?
Os de igual princípio ativo. Mesmo que sejam de marcas diferentes, produtos à base de tioglicolato de amônia são compatíveis entre si. O mesmo vale para o hidróxido de sódio. Já o tioglicolato não combina com o hidróxido de sódio.
5. Alguma técnica deixa as pontas onduladas?
Sim, o relaxamento. O cabeleireiro deve escolher um alisante suave ou médio, e calcular um tempo menor de ação do produto. Tudo isso para que o cabelo não fique lisérrimo, mas apenas ondulado ou com os cachos mais definidos.
6. Como saber se uma fórmula é confiável? 
Faça o alisamento com um cabeleireiro de confiança e leia a embalagem do produto, que deve trazer o selo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Senão, ele é ilegal.
Foto: Dreamstime
Cuidado com o que você põe na sua cabeça!
Glutaral
Conservante usado para alisar o cabelo, o glutaral também é uma substância perigosa. A concentração máxima permitida desse produto é de 0,1%. Acima disso, pode causar prejuízos à saúde — os mesmos que o formol provoca.
Hidróxido de sódio
É um produto agressivo que dá resultado rápido e é indicado para quem quer um alisamento permanente e eficaz. Como o hidróxido de sódio é muito tóxico, deve ser usado apenas quatro vezes ao ano — e aplicado a uma distância mínima de 0,5 cm do couro cabeludo.
Formol
Esse ácido só pode ser usado na concentração de até 0,2%. “Acima disso, causa alergia, irritação nos olhos, queimaduras e queda de cabelo. Se inalado, provoca sérios problemas respiratórios”, alerta Luciano Barsanti, dermatologista.
Hidróxido de cálcio
Queridinho das mulheres (e dos cabeleireiros), o hidróxido de cálcio tem um efeito liso quase natural. Ele é perfeito para quem tem o couro cabeludo sensível a outros produtos. Afinal, ele agride bem menos a pele do que o tradicional hidróxido de sódio.
Neutralizante
Aplicado após o alisamento, impede que o produto químico continue agindo e quebre a estrutura dos fios.
Tioglicolato de amônia
Amolece a fibra capilar, deixando o fio maleável para ser moldado — tanto na forma de cachos quanto de lisos.
Hidróxido de guanidina
Eficiente no alisamento, essa substância é indicada para fios mais grossos e resistentes. Mas pense bem antes de usar esse produto: como ele altera a estrutura dos fios, será preciso esperar o cabelo crescer para ele ganhar um aspecto natural.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes