domingo, 10 de abril de 2011

Alisamento

Ter cabelos lisinhos e lindos é sonho de oito em cada dez mulheres brasileiras. Hoje, com o avanço da tecnologia, os produtos e técnicas que deixam as madeixas bonitas estão cada vez mais eficientes e acessíveis. O mais importante é sempre saber que tipo de tratamento mais se adéqua ao seu tipo de cabelo. Portanto, não poupe tempo em pesquisas e conversas com cabeleireiros. A seguir, você pode conferir as principais técnicas que estão sendo usadas em todo o mundo para manter os cabelos lisinhos.

Antes de conhecer um pouco mais sobre cada um dos procedimentos de alisamentos, é importante compreender que nos cabelos lisos, a queratina natural dos cabelos está presente,
uniformemente, em toda a extensão dos fios. Já nos cabelos crespos, a queratina está presente em algumas partes dos fios e em outras não, gerando a formação das ondas.
Recondicionamento térmico
A técnica também é conhecida como escova definitiva ou alisamento japonês e deixa os cabelos lisos graças ao uso de um concentrado de queratina que transforma a estrutura dos fios. No recondicionamento térmico, é possível fazer com que a queratina se espalhe de maneira uniforme no fio. A chapinha especial é utilizada para alisar o cabelo e fazer com que os produtos aplicados sejam totalmente absorvidos e distribuídos pelos fios.
Todo o processo é bastante longo e leva em torno de seis horas. È importante ressaltar que o efeito liso só desaparece se o cabelo onde foi aplicado o produto for cortado ou com crescimento das raízes. Quem quiser manter o visual super liso deve fazer os retoques sempre que achar necesário. Não é aconselhável se fazer o procedimento em casa, há que os produtos utilizados são são fortes.
Escova francesa
A principal diferença entre a técnica da escova francesa e a do recondicionamento térmico é que a primeira gera um resultado mais natural que a segunda. O método não é definitivo, portanto é preciso refazer o processo, em média, a cada três meses. A escova francesa associa a técnica da defrisagem (método que permite controlar o grau de alisamento dos cabelos) e o sistema UOM (tratamento que regenera os fios por meio da vaporização de micromoléculas de queratina).
Escova progressiva
É preciso deixar claro que este tipo de escova não alisa cabelos muito cacheados. Ela serve para “domar os cachos” e reduzir volume. Geralmente dura cerca de três meses. Quem costuma tingir os cabelos deve fazer isso pelo menos 15 dias antes de aplicá-la no salão. O efeito da progressiva melhora a cada aplicação, feita com uma chapinha especial que fixa a queratina nos fios. É importante ressalta que a fórmula original da Escova Progressiva, que utilizava o formal, foi proibida  pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), já que especialistas alertaram que o produto é cancerigeno e também provoca a desidratação e ressecamento dos fios. Mas hoje é dia a técnica já é associada a outros produtos. Entre as mais conhecidas estão: Escova de Chocolate (Branco/Suíço), Escova de Leite, Escova Francesa, Escova de Morango, Escova de Maracujá, Escova Marroquina e Escova de Vinho.
Alisamento tradicional
O alisamento tradicional utiliza cremes alisantes de efeito temporário. Os produtos possuem concentrações diferentes para cada tipo de cabelo. Eles podem ser usados para alisar ou relaxar cabelos crespos e ondulados, e para diminuir o volume em cabelos que já são lisos. O tempo de permanência do produto nos fios é que vai definir o resultado: alisamento total ou relaxamento das ondas. O efeito dura de três a seis meses. A química usada normalmente é à base de hidróxido de cálcio que, misturada ao líquido activador, resulta na guanidina.
Defrisagem
É uma técnica francesa de alisamento à base de elastina e queratina, pode ser aplicada em fios com tintura, reflexos e balayages. Depois da química, os cabelos recebem queratina pura em hidratação com vapor ozonificado, que abre a cutícula do cabelo e proporciona maior penetração do creme.

Relaxamento

Solta os cachos e não agride tanto os cabelos como o alisamento. Geralmente usa produtos à base de amônia. Não combina com outras químicas, como tinturas à base de hena ou água oxigenada.
Não deixe de ler
  • A hidratação é fundamental. O primeiro cuidado antes e depois da química, não se esqueça, é nunca descuidar da hidratação, para reconstituir o cabelo. As máscaras são ricas em activos que devolvem a oleosidade dos fios, como queratina, colágeno, lanolina, óleo de linhaça, extracto de tutano de boi, manteiga de karité, coco e abacate. Use os produtos em casa semanalmente, e a cada 15 dias procure um profissional para fazer uma hidratação mais profunda.
  • Quem tem o rosto quadrado deve evitar fios muito lisos e com pouco volume, para não enfatizar os ângulos da face. Adotar um corte em camadas para dar mais volume ou mesmo usar os fios ondulados são truques que ajudam a suavizar os traços.
  • Há vários tipos de cabelos. Os cabelos crespos e cacheados são mais frágeis e com tendência ao ressecamento. Isso acontece porque o formato anelado do fio dificulta a migração da oleosidade natural, produzida pelo couro cabeludo, para o comprimento e as pontas. Por isso, quanto maior o grau de ondulação, maior a chance de os cabelos ficarem ressecados e com fios arrepiados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes