domingo, 10 de abril de 2011


Dúvidas sobre química: Experts respondem perguntas sobre alisamento e relaxamento

1. Quais os principais riscos do uso excessivo de guanidina? Tenho uma cliente que usou produto com esse ativo em outro salão e o cabelo dela está quebradiço e com cheiro muito forte de química.
Fábio Santana, por e-mail
Antes de fazer qualquer relaxamento à base de hidróxido de guanidina ou tioglicolato de amônio é preciso submeter os fios ao teste da mecha. “O processo vai definir o tempo de pausa em cada cabelo, especialmente no caso de um produto tão forte que usado em excesso traz riscos de queda e torna até mais difícil a sua remoção”, explica o cabeleireiro Rodrigo De Masi, de São Paulo. Segundo Nilton Ferro, técnico da Felithi Cosméticos, o excesso de tempo do produto nos fios causa a quebra. “Já o cheiro forte, causado pela eliminação do enxofre, permaneceu pois o profissional não deve ter eliminado totalmente os resíduos como deveria. Recomendo que seja feita uma reestruturação, com ativos como proteínas, silicones nobres e queratina, que vai ajudar a diminuir a queda capilar”, completa o técnico.
2. Quais os ativos indicados para recuperar fios quebradiços, que passaram por relaxamento?
Larissa Albuquerque, por-email
Todo cabelo que passa por transformação (alisamento ou relaxamento), torna-se mais sensibilizado. “Por isso, deve-se fazer a reposição constante de queratina e nutrientes”, recomenda Clemência Vasconcelos, gestora educacional Embelleze. Ela indica uma boa hidratação semanal à base de queratina para recuperar a resistência dos fios. “Vale optar por produtos específicos para promover a hidratação, de preferência à base de cálcio, ferro, magnésio e zinco, minerais que fazem parte do nosso organismo”, destaca.
3. Posso usar a escova inteligente em um cabelo que passou por alisamento com guanidina há cerca de um ano?
Dayse Américo, por e-mail
Há várias escovas disponíveis no mercado e cada qual apresenta um tipo de ativo. Se a escova inteligente em questão for à base de formol que, apesar de proibida ainda é feita clandestinamente, não é aconselhável, pelos inúmeros riscos que ela traz aos fios e à saúde. “Indico a continuação do uso de qualquer princípio ativo à base de hidróxido. Para colorir, desde que o cabelo esteja saudável e após o teste de mechas, recomendo tonalizantes ou coloração oxidativa de até 20 volumes”, alerta Telma Vatanabe, da rede Soho Hair, de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes